publicado em 15/07/2022

Entenda os sinais e sintomas de um AVC

Sinais e sintomas de alerta de um AVC

Por Letícia Januzi

Você já parou para pensar se você sabe reconhecer os sintomas e sinais de um AVC?

O AVC, antigamente conhecido pela população geral como "derrame cerebral" significa Acidente Vascular Cerebral. Ele acontece por uma alteração nos vasos sanguíneos do cérebro, seja ela uma obstrução ("entupimento") ou um extravasamento ("rompimento"). Saiba mais sobre os tipos de AVC clicando aqui:

Apesar de ser a segunda principal causa de morte e a primeira em incapacidade entre os brasileiros, ela ainda é negligenciada e boa parte da população não sabe identificar adequadamente essa doença.

Quase na totalidade dos casos o AVC acontece de forma súbita, ou seja, de uma hora para outra e o paciente deve ser levado de forma rápida para um serviço de saúde, pois o tratamento da doença pode minimizar ou até mesmo evitar as sequelas. É por isso que nós falamos que "TEMPO É CÉREBRO". Saiba mais sobre os tratamentos do AVC clicando aqui:

Aprenda a Reconhecer o AVC 

Início súbito de qualquer dos sintomas abaixo:

• Fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo;

• Confusão, alteração da fala ou compreensão;

• Alteração na visão (em um ou ambos os olhos);

• Alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar;

• Dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.

Qualquer desses sinais ou sintomas descritos acima, isolados ou em conjunto, podem significar que o paciente está tendo um AVC. No Brasil nós costumamos usar a sigla "SAMU"para alertar a população sobre a necessidade de direcionar o paciente para um serviço de emergência ligando para o número 192 (SAMU) ou para o serviço de ambulância de emergência da sua operadora de saúde.

Acompanhe a figura abaixo:

  • S de "sorria" --> peça para o paciente sorrir e se a boca desviar, ele pode estar tendo um AVC

  • A de "abrace" --> peça para o paciente levantar os braços, como se fosse dar um abraço e se um dos braços cair ou estiver mais fraco, ele pode estar tendo um AVC.

  • M de 'música"--> peça para o paciente cantar o trecho de uma música ou falar uma mensagem e se ele não te entender ou de a fala sair enrolada ou sem sentido, ele pode estar tendo um AVC, e

  • U de "Urgente"para alertar à população que o AVC é uma urgência médica e que deve ser encaminhado rapidamente a um hospital. "Aja rápido, porque tempo perdido é cérebro perdido".

Sempre que possível, o paciente e/ou familiar deve atentar e anotar qual a hora exata do surgimento dos sintomas, pois essa informação é uma das mais importantes para definir o tratamento do paciente.

Quanto antes o paciente for atendido, ou seja, se houver rapidez no encaminhamento e atendimento do paciente, maiores são as chances de tratamento e menores as de sequelas.

Letícia Januzi
Letícia Januzi

Sobre

Atua como médica neurologista especialista em AVC ("derrame cerebral")
Professora da FAMED-UFAL

CRM - AL 5647
RQE 3137

Categoria