Confira todo o conteúdoVídeos

Dia Roxo - Dia Mundial de Conscientização sobre a epilepsia

Vídeo aqui:

30/05/2024

Chip da Beleza e neurologia

Assunto polêmico, mas que exige um posicionamento.

Cresce o número de pacientes que usam hormônios de forma indiscriminada e tem consequências neurológicas.

25/03/2024

Esquecer é normal? Será que estou com demência?

Esquecer não é normal.

Saiba aqui mais sobre isso.

28/02/2024

Usar bolinha para fraqueza da mão depois de um AVC é correto?

Será que usar esse topo de bolinha depois de um AVC que ocasionou fraqueza na mão é uma boa estratégia?
Acompanha nesse vídeo a resposta para essa dúvida extremamente frequente dos meus pacientes.
Sempre devemos avaliar o que o paciente precisa de função! Qual o movimento da mão que ele precisa??? Neurologista e reabilitados juntos nessa missão.

Espero que esse vídeo tenha sido útil para você. Compartilha com alguém que precisa dessa informação.

22/02/2024

Fatores associados à TVC e uso de medicamentos

Se você teve um quadro de Trombose Vemosa Cerebral (TVC) deve tomar cuidado com o uso de algumas substâncias e medicações.

Sempre consulte o seu médico neurologista para saber sobre a segurança do uso de medicamentos.

O uso de anticoncepcionais hormonais por exemplo é contraindicado para pacientes com histórico de TVC.

Se você tem dúvida sobre esse assunto me fala por aqui ou no direct.

Boa sexta-feira.

20/01/2024

Quem dorme mal tem um risco maior de AVC

Você dorme bem?
Sabia que a qualidade do sono está diretamente relacionada a ocorrência de algumas doenças neurológicas?
Esse estudo que compartilho hoje (referência abaixo) demonstra uma chance aumentada de AVC em pessoas que dormem pouco, muito ou tem apneia do sono. Além disso quanto mais distúrbios de sono diagnosticados, maior o risco.
Se você conhece alguém que não dorme bem, compartilha e dissemina essa informação.

Fonte:
Mc Carthy CE, Yusuf S, Judge C, Alvarez-Iglesias A, Hankey GJ, Oveisgharan S, Damasceno A, Iversen HK, Rosengren A, Avezum A, Lopez-Jaramillo P, Xavier D, Wang X, Rangarajan S, O'Donnell M; for INTERSTROKE. Sleep Patterns and the Risk of Acute Stroke: Results From the INTERSTROKE International Case-Control Study. Neurology. 2023 May 23;100(21):e2191-e2203. doi: 10.1212/WNL.0000000000207249. Epub 2023 Apr 5. PMID: 37019662; PMCID: PMC10238154.

18/01/2024

Será que a sua idade é realmente a que está na sua certidão?

Será que você tem mesmo a idade que sua certidão diz?

Você já deve saber que várias doenças neurológicas estão relacionadas à idade cronológica, ou seja, a quantos anos de idade a pessoa tem.
No entanto, a ciência tem tentado demonstrar quais os fatores que influenciam no padrão de envelhecimento de cada pessoa.
Para isso temos o conceito de relógio epigenético, que é os nossos hábitos de vida e o ambiente influenciam na nossa genética e, consequentemente, na saúde.

Trago para vocês um estudo com mais de 300mil pessoas de um biobanco inglês, acompanhadas por 9 anos, e avaliadas com relação a sua idade biologica.

Leia o artigo na íntegra aqui

A pesquisa usou escores que utilizam uma composição de biomarcadores de saúde. Três escores foram associados a um aumento no risco de AVCi e demência de qualquer tipo, observando que uma idade biológica avançada pode estar relacionado ao desenvolvimento de doenças neurológicas.

A lição é de que apesar de não termos encontrado uma fórmula da juventude, podemos sim ter envelhecimento mais saudável.

Fonte: Mak JKL, McMurran CE, Hägg S Clinical biomarker-based biological ageing and future risk of neurological disorders in the UK Biobank Journal of Neurology, Neurosurgery & Psychiatry Published Online First: 05 November 2023. doi: 10.1136/jnnp-2023-331917

16/01/2024

Trombose Venosa Cerebral - O que é?

Trombose Venosa Cerebral ou TVC.
Se você não ouviu falar sobre essa doença, acompanha essa série de vídeos sobre a doença.

11/01/2024

Como definir e cumprir metas

Começo de janeiro é o momento ideal para nós fazermos aquele balanço do ano que passou e traçarmos as metas do novo ano. A maioria de nós costuma usar a razão para tratar essas metas, fazendo o que certo e saudável; por exemplo: fazer mais exercício físico, parar de pedir fast food, diminuir o tempo no whatsapp. Mas por que pode ser tão difícil se manter firme nas metas?
Porque o nosso cérebro está constantemente numa luta entre emoção e razão. E nem sempre aquilo que você sabe que é bom para você é algo que te dar prazer imediato. Por isso, dentro várias estratégias para a gente tentar driblar o nosso cérebro IMPULSIVO, é nós tentarmos sempre associar uma meta a uma emoção positiva. Porque você escreveu aquela meta na sua listinha? Qual o sentimento que ela te desperta.
Me conta se você tem o costume de fazer sua lista de metas de ano novo e como.voce registra isso?

Abraços e boa quinta-feira pra vocês! ☆

04/01/2024