publicado em 30/12/2018

AVC é a doença que mais incapacita no Brasil

Controle da pressão é essencial na prevenção

Por Letícia Januzi

Texto publicado no site da EBSERH (clique aqui)

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Acidente Vascular Cerebral (AVC), resultado da pressão alta e conhecido, popularmente, como derrame, é a doença que mais incapacita e a segunda enfermidade que mais mata no planeta. De acordo com Letícia Januzi, neurologista do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa), o número de casos de pessoas acometidas pelo AVC poderia ser reduzido com prevenção. “É preciso controlar a pressão. Pacientes com pressão alta devem consultar o médico, no mínimo, duas vezes por ano. É um erro ficar medindo a pressão em casa”, pontua. O AVC pode ser prevenido em 90% dos casos.

Nem sempre os sinais do AVC são identificados imediatamente por pacientes. Um canto da boca mais para um lado, dificuldade na fala podem ser indicadores da doença. Letícia Januzi diz que, ao constatar que a pessoa está tendo um derrame, ela deve ser levada imediatamente para um hospital. “Aqui em Maceió, em caso de AVC, o paciente deve ser encaminhado para o Hospital Geral do Estado (HGE) e não para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ”, frisa.

A neurologista do HU ainda explica que há dois tipos de AVC, o isquêmico e o hemorrágico. No primeiro caso, que acomete 80% dos pacientes que têm a doença, o sangue tem dificuldade de chegar ao cérebro. No caso do hemorrágico, o que há é o rompimento de um vaso arterial. A médica diz que há diversos tratamentos para o AVC, mas intensifica que o ideal é prevenir, evitando o sedentarismo, obesidade, tabagismo e excesso de álcool. O dia mundial do AVC é comemorado no dia 29 de outubro.

HU – Sociedade – AVC

No Dia mundial de combate ao AVC, o Hupaa promoveu para os usuários ações de conscientização sobre a doença, explicando e tirando dúvidas sobre como identificar e tratar sintomas do derrame, além de evidenciar quais os procedimentos que deverão ser realizados ao constatar que uma pessoa está tendo um Acidente Vascular Cerebral.

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2014, o Hupaa-Ufal faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.  

Letícia Januzi
Letícia Januzi

Sobre

Atua como médica neurologista especialista em AVC ("derrame cerebral")
Professora da FAMED-UFAL

CRM - AL 5647
RQE 3137

Categoria