Confira todo o conteúdoVídeos

Os riscos do colesterol ALTO

Dia Nacional de combate ao colesterol - 08/08/2023

A gente sempre associa o colesterol a algo ruim, no entanto ele é fundamental para o nosso organismo, sendo responsável inclusive por diversas reações metabólicas e na formação de hormônios. Apesar disso, em níveis elevados, o colesterol pode gerar problemas sérios, e o grande risco é o de eventos cardiovasculares e cerebrovasculares, como o infarto agudo do miocárdio (IAM) e o acidente vascular cerebral (AVC).
A maioria das pessoas conhece os dois tipos principais de colesterol, o HDL, popularmente conhecido por "colesterol bom", responsável por levar a gordura dos tecidos para ser metabolizada no fígado e o LDL, conhecido por muita gente como "colesterol ruim", pelo fato de, em excesso, poder se depositar nas paredes dos vasos sanguíneos levando a formação de placas de ateroma que podem impedir o fluxo de sangue gerando IAM ou AVC.
Já que a maioria das pessoas é assintomática, é fundamental que a gente investigue os níveis de colesterol de forma rotineira nas nossas consultas médicas.
Além disso, é importante entender que é importante manter o estilo de vida saudável, alimentar-se bem, mas existem pessoas que mesmo sendo magras e, em tese, saudáveis, podem ter o aumento da produção endógena do colesterol, por causas genéticas e essas pessoas geralmente precisam de medicação.
Com relação os níveis que o colesterol que devemos ter, não há uma orientação única, hoje em dia a gente individualiza cada paciente de acordo com os seus fatores de risco. Então tem pessoas que vão precisar manter o colesterol LDL abaixo de 130 mg/dl, abaixo de 100 mg/dL, outras abaixo de 70 mg/dL e isso só pode ser avaliado pelo seu médico de confiança.

Espero que esse vídeo tenha te ajudado.

Tchau,tchau.