Confira todo o conteúdoVídeos
AVC em jovem
Temos observado um aumento do número de casos de acidente vascular cerebral (AVC) em pessoas mais jovens (18 - 50 anos) ao longo da última década. Muito disso se deve ao combo de fatores de risco clássicos para o AVC, que se torna cada vez mais comum, independente da idade: pressão alta, diabetes, colesterol alto, sedentarismo, obesidade, tabagismo, uso indiscriminado de hormônios
No entanto, outras doenças podem aumentar o risco de AVC em jovens, como as infecções (durante a pandemia de #covid_19 vimos diversos casos de AVC em pessoas super jovens, doenças da coagulação, uso de drogas, presença de malformações vasculares intracranianas (aneurismas intracranianos, MAVs), dissecção de artérias do crânio ou pescoço e até mesmo alterações no coração como o forame oval patente (FOP).
É importante que a população jovem não seja negligenciada. Jovem também pode ter AVC. As causas devem ser investigadas, pois o tratamento de cada cenário citado acima é diferente.
Diante de sintomas neurológicos súbitos, devemos ter alta suspeição para as condições que eu citei acima, pois elas podem ser causadoras tanto de AVC isquêmico quanto de AVC hemorrágico.
Se esse vídeo chegou até você pode ser que você conheça ou seja uma pessoa jovem com AVC.
Se sim, dissemine essa informação.
Informação salva vidas!
💚🧠
Com carinho,
Letícia.